É uma doença hereditária que acomete a retina, de forma evolutiva, levando a alterações difusas em suas funções.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO ?
Além do exame oftalmológico de rotina, a avaliação da retina e exames como o campo visual, eletrorretinograma e potencial visual evocado confirmam a patologia e avaliam sua evolução.
EM QUE IDADE SE MANIFESTA A RETINOSE PIGMENTAR ?
Os sintomas aparecem geralmente a partir dos vinte anos de idade, podendo em alguns casos se manifestar na infância. Quanto mais precoce os sintomas, mais grave a deficiência visual.
QUAIS OS SINTOMAS DA RETINOSE PIGMENTAR ?
Piora da visão noturna ocorre precocemente. Há piora do campo visual periférico e posteriormente da visão central (visão de detalhes) com alterações na visão de cores. Como se trata de um processo degenerativo sem inflamação, não há dor.
A RETINOSE PIGMENTAR TEM TRATAMENTO ?
Muitos tratamentos específicos foram propostos porém nenhum provou sua eficácia até o momento. O uso de altas doses de vitamina A parece ajudar a estabilizar a doença. É aconselhável o uso de óculos com filtros ultravioletas (100%) quando há exposição direta ao sol.
Ao exame oftalmológico podem ser detectadas outras alterações oculares (necessidade de óculos, cirurgia de catarata, tratamento do glaucoma, etc) que podem ser tratadas com melhora da visão.
A RETINOSE PIGMENTAR PODE SER TRANSMITIDA AOS FILHOS ?
Pode ser transmitida por herança genética. A possibilidade de uma pessoa afetada casada com outra sem história familiar da doença ter uma criança afetada é de 1:200. O risco é muito pequeno para que este casal evite filhos. Casamentos consanguíneos (entre parentes) aumentam a incidência da doença.
Dependendo a herança deve ser feito aconselhamento genético.