Quais os mais frequentes defeitos visuais?

miopia

Para termos uma visão nítida, a córnea (membrana anterior e transparente do olho) e o cristalino (lente natural interna do olho) precisam focalizar os raios de luz na retina (membrana interna localizada posteriormente no olho).

A retina recebe a imagem formada pelos raios de luz e envia ao cérebro através do nervo óptico.

Assim, uma alteração em qualquer uma destas estruturas pode levar a deficiência visual. Felizmente a maioria das deficiências visuais é devido a alterações na focalização das imagens na retina (erros de refração), podendo ser corrigidas por óculos, lentes de contato ou tratamento a laser.

 

O QUE É MIOPIA?

É uma condição ocular que leva à deficiência visual para longe e mantém boa a visão para perto. É hereditária, sendo detectada frequentemente entre 8 e 20 anos de idade.

Há tendência a piorar com o crescimento e estabilizar na idade adulta.

Tratamento: óculos ou lentes de contato.

O tratamento a laser (Excimer Laser) pode corrigir de -1.00 a -12.00 e de +1 a +5 de hipermetropia”.

 

O QUE É HIPERMETROPIA?

É uma condição onde o olho é pequeno (ao contrário da miopia). Há dificuldade na focalização de objetos próximos aos olhos. Nas crianças menores, frequentemente não há queixa de baixa visual.

A associação com estrabismo (olho torto) não é rara, devendo ser tratada imediatamente.

Crianças não tratadas precocemente (até 6 anos podem Ter deficiência visual permanente na idade adulta).

Tratamento: óculos – (devem ser usados precocemente), lentes de contato ou correção a laser – (Excimer Laser – LASIK) indicado para até +6.00 graus.

 

O QUE É ASTIGMATISMO?

É a irregularidade na curvatura corneana. A visão é deformada. Pode ocorrer desde o nascimento ou ser adquirido.

Tratamento: óculos (astigmatismos regulares), lentes de contato. (astigmatismos irregulares) ou correção a laser (Excimer Laser – LASIK) até -6.00 graus

 

O QUE É PRESBIOPIA?

É a dificuldade de visão para perto decorrente da idade.

A “vista cansada” se manifesta a partir dos 40 anos.

Tratamento: óculos (para perto, bifocais ou multifocais), lentes de contato multifocais são indicadas para se evitar o uso dos bifocais por questões estéticas.

Com a tecnologia do laser é possível restabelecer a visão para perto em pacientes míopes ou hipermétropes que já tenham vista cansada. Esta técnica chamada monovisão é muito bem aceita por usuários de lentes de contato. Uma simulação do resultado é feita antes do tratamento a laser.

Veja mais Artigos em Aprenda com a Clínica (Clique aqui!)