É uma infeção ocular muito frequente caracterizada pelo acúmulo de secreção e descamação das bordas das pálpebras.
QUAL A CAUSA DA BLEFARITE ?
A blefarite acomete pessoas portadoras de dermatite seborreia, as quais apresentam, frequentemente, pele oleosa e caspa. Há uma predisposição genética, agravada por fatores hormonais, nutrição, infeção e stress emocional.
A BLEFARITE TEM CURA ?
A blefarite tem controle. Não existem drogas para a cura definitiva, já que é um distúrbio genético que acomete as glândulas palpebrais.
O USO DE COLÍRIOS E POMADAS SÃO EFICAZES ?
Nas crises agudas de infecção, podem ser usadas drogas tópicas oculares, porém isoladamente não resolvem definitivamente o problema. Esses medicamentos usados tem efeitos colaterais importantes, que impedem seu uso contínuo. Higiene dos cílios antes do uso dos medicamentos, é fundamental.
COMO CONTROLAR A BLEFARITE ?
O conjunto das medidas abaixo relacionadas é muito eficaz:
– elimine gorduras, doces e frituras.
– durma no mínimo 8 h por dia.
– faça exame oftalmológico regularmente, pois distúrbios como astigmatismo, miopia, vista cansada e hipermetropia não tratados, pioram a blefarite.
– evite esforços visuais em ambientes mal iluminados.
– evite ambientes fechados ou poluídos.
– lave a cabeça frequentemente, usando xampu. Se tiver caspa, use um xampu específico para combatê-la.
– mantenha o rosto e as mãos sempre limpas. Evite tocar os olhos.
– as mulheres devem evitar o uso de cosméticos.
É IMPORTANTE TRATAR A BLEFARITE ?
Sim. Como é uma infecção crônica, casos mal controlados evoluem com alterações oculares graves, como opacidades corneanas e deformações palpebrais, além de queda definitiva dos cílios.
Se você é portador(a) de blefarite, deverá tratá-la antes de qualquer cirurgia ocular. As bactérias presentes nos cílios aumentam o risco de infecção pós-operatória.