São pequenos pontos ou linhas escuras que muitas pessoas veem movendo-se em seu campo visual. São opacidades que se formam no vítreo (gelatina transparente que preenche o olho). O aparecimento das moscas volantes pode causar grande preocupação, porém geralmente são de pouca importância, estando relacionadas ao envelhecimento.
O aparecimento súbito ou piora importante pode indicar lesões retinianas, devendo ser feito exame do fundo de olho. São mais frequentes em míopes e após a cirurgia da catarata.
Quando houver grande desconforto, o movimento circular dos olhos habitualmente diminui a presença dos pontos escuros.
Com a idade, o vítreo se separa da retina tracionando-a, o que pode gerar novas moscas volantes. Se esta tração levar ao descolamento da retina, pode ser muito grave. O aparecimento ou aumento das moscas volantes deve ser acompanhado pelo médico oftalmologista.
É POSSÍVEL REMOVER AS MOSCAS VOLANTES ?
O desconforto ocorre quando as moscas volantes estão no centro da visão. O movimento circular dos olhos ou para cima e para baixo, dispersa essas opacidades melhorando o desconforto.
O QUE SIGNIFICA VER ESTRELAS, FLASH OU FAÍSCAS ?
A tração do vítreo na retina é a causa desta sensação de centelha ou raios de luz. Esta mesma sensação ocorre quando há trauma direto sobre o olho e se “vê estrelas”.
Embora estes sintomas sejam frequentes com o envelhecimento, podem estar relacionados com descolamento de retina. Quando ocorrem acompanhados de dor de cabeça, sugerem enxaqueca. Neste caso, o acompanhamento do neurologista poderá ser necessário.
O exame oftalmológico com estudo da periferia da retina (mapeamento de retina) indicará a necessidade ou não de tratamento.