É a deficiência da visão que não melhora com o uso de óculos mem é decorrente de lesões orgânicas do olho (anatomicamente o olho é perfeito).
QUAIS AS CAUSAS DA AMBLIOPIA?
A mais comum é o estrabismo. Também são importantes a catarata congênita, graus elevados de hipermetropia, astigmatismo ou miopia (principalmente se forem em um só olho).
QUAIS OS SINTOMAS DA AMBLIOPIA?
Nenhum! Esta é a razão de freqüentemente a doença levar a grave perda da visão. Somente o exame preventivo e tratamento precoce poderão reverter a deficiência. A ambliopia está presente em 2 a 4 % da população em geral.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA AMBLIOPIA?
Toda criança com suspeita de estrabismo ou deficiência visual deve ser avaliada o mais precoce possível. Mesmo em crianças pequenas (menores de 1 ano) podemos fazer o diagnóstico.
QUANDO SE DEVE INICIAR O TRATAMENTO DA AMBLIOPIA?
A ambliopia deve ser tratada precocemente. Quanto mais cedo se instala um desvio ocular (olho torto) e mais tarde se inicia o tratamento, pior será a recuperação da visão do olho desviado. Um conceito errado é aquele que a criança deve ser examinada quando vai entrar na escola. Nessa idade (6 – 7 anos) a recuperação visual já é muito mais difícil.
COMO SE TRATA A AMBLIOPIA?
Dependendo da causa, o tratamento será cirúrgico (catarata, pálpebra caida, etc). Nos casos de defeitos de graus, a correção com óculos ou lentes de contato será feita.
No caso de estrabismo, será feito tampão no olho não desviado para “forçar” a recuperação do olho desviado (olho preguiçoso).
O tratamento com tampão é muito eficiente, sendo freqüentemente instituído em diferentes tipos de ambliopia.