CORREÇÃO DA PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA
TROCA DO CRISTALINO TRANSPARENTE COM FINALIDADE REFRATIVA
Ao longo da história, a longevidade da espécie humana tem aumentado de forma significativa, se aproximando atualmente (IBGE) de 80 anos. Podemos envelhecer de forma saudável, porém, todos teremos catarata se vivermos o suficiente. Por isso, a cirurgia de catarata é a mais realizada nos países desenvolvidos.
A boa notícia é que a cirurgia de catarata evoluiu de forma extraordinária nas últimas décadas. A reabilitação visual se tornou mais satisfatória à medida que as lentes intraoculares evoluíram.
A cirurgia é realizada sob anestesia local e consiste em:
O cálculo da lente intraocular é realizado para reduzir a dependência dos óculos, podendo corrigir a miopia (lentes monofocais), o astigmatismo (lentes tóricas) e a vista cansada (lentes trifocais).
Até recentemente, somente o cristalino opaco (catarata) poderia ser trocado por uma lente intraocular para correção do grau.
A segurança da cirurgia de catarata fez com que recentemente o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia aprovassem a troca do cristalino transparente com finalidade de correção de grau, podendo beneficiar pacientes antes de desenvolver a catarata.
O procedimento foi aprovado para:
Pessoas acima de 55 anos, portadoras de vista cansada e hipermetropia acima de +1,50.
As pessoas mais jovens (sem vista cansada) se beneficiam da correção da visão a laser (LASIK e PRK) para correção de miopia (até -9.00), hipermetropia (até +5.00 e astigmatismo até -6.00).
No caso de altas miopias (acima -9.00D) está indicado o implante de lente intraocular sem remoção do cristalino (lentes fácicas).
Este procedimento chamado troca do cristalino transparente com finalidade refrativa (facorrefrativa) tem como objetivo a redução ou eliminação do uso de óculos.
Se para você que tem mais de 55 anos e necessita de óculos para longe e perto (multifocais) e não considera uma boa opção o uso de óculos ou lentes de contato, poderá se beneficiar desta moderna cirurgia para correção da vista cansada, associada a hipermetropia acima de +1,50.