Trabalhar com computador prejudica a visão?

comp

Esforços visuais contínuos para perto (smart phones, tablets e computadores) podem contribuir para a evolução da miopia em crianças, especialmente se tiverem um componente genético (pai e/ou mãe míope).

Em adultos, o uso do computador ou assistir TV não prejudicam a visão. O que pode ocorrer é um cansaço visual depois de várias horas de uso, sendo aconselhável fazer intervalos durante o trabalho. Sintomas como ardência ocular, olhos vermelho e coceira nos olhos podem indicar ressecamento dos olhos, necesssitando tratamento (olho seco).

 

EM QUE POSIÇÃO DEVE FICAR O COMPUTADOR ?

A cadeira ideal é aquela que proporciona maior conforto. Mas, seu corpo não deve ficar encurvado para frente, causando pressão na nuca e possível dor de cabeça após horas de permanência nesta posição.

 

POR QUE MEUS OLHOS ARDEM APÓS HORAS DE USO DO COMPUTADOR ?

Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da frequência de piscar. Isto leva a ardor e desconforto visual. Não se esqueça de piscar mais quando está usando o computador, no cinema ou assistindo um vídeo na TV. Outra opção é fazer compressas de água fria (não gelada) por 2 minutos, ou usar colírio lubrificante. Evite também ventilador ou ar condicionado direto sobre seu rosto quando estiver no computador.

 

COMO TRABALHAR DURANTE TEMPO PROLONGADO EM FRENTE AO COMPUTADOR ?

Primeiro fazer pausa a cada 1 ou 2 horas de trabalho e realmente descansar os olhos por alguns minutos (evitar qualquer esforço visual no período de descanso). Caso persista algum sintoma (olho vermelho, lacrimejamento, dor de cabeça, etc), procure o oftalmologista. Você pode ter algum problema visual mesmo tendo boa visão.

 

COMO TORNAR O USO DO COMPUTADOR MENOS CANSATIVO ?

– Regule a mesa de trabalho e o teclado à sua altura.

– Evite brilhos ou reflexos na tela através da inclinação do monitor, uso de protetores antirreflexos ou uso de telas planas.

– Faça pausa de 10 minutos a cada hora de digitação contínua e execute exercícios de alongamento e relaxamento para os membros superiores, ombros e pescoço, mantendo o olhar para longe. Nesses intervalos, procure se locomover para facilitar a circulação do sangue nas pernas, evitando o risco de trombose venosa.

 

Voltar ao Índice do Aprenda com a Clínica (Clique aqui!)